- Ano: 2013
-
Fotografias:Olivier Ratsi [ANTIVJ, Fr]
Onion Skin é a nova instalação imersiva do artista francês Olivier Ratsi [ANTIVJ]. A primeira etapa do projeto Echolyse, o que dará origem a diversas variações em torno do mesmo conceito, Onion Skin é composta de uma dimensão física - um módulo de duas paredes, posicionadas em ângulos retos - agravada por uma projeção e uma trilha sonora 5.1.
Onion Skin é um trabalho gráfico sobre a recomposição do tempo e espaço através de um jogo de perspectivas, tanto do próprio espaço de exposição quanto da tela de projeção. Construída em torno de uma estrutura progressiva, composta de quatro partes com duração de 14 minutos no total, a peça brinca com o princípio da repetição e escala para criar uma experiência física e hipnótica que abre as portas para o oculto e intocável.
Toda a experiência da instalação é baseada em um ponto muito específico de vista, uma posição precisa de onde uma nova dimensão é revelada ao público por anamorfose. Os simples elementos geométricos que ao princípio pareciam ser planos, de repente começam a delimitar um novo espaço. A ilusão desta nova dimensão aparece lentamente na instalação, como as cascas de uma cebola parecem estar deixando suas superfícies físicas para trás.
Onion Skin foi originalmente apresentada durante Proyecta Oaxaca, Festival Internacional de Design e Artes Digitais, e também foi exposta no jardim etnobotânico de Oaxaca, no México. Agora, sairá em turnê nos próximos meses, o próximo destino é o Parque Lage, no Rio de Janeiro, durante a Multiplicidade, de 05 a 07 dezembro de 2013.